Outubro Rosa: Entenda a importância de prevenção ao câncer de mama

0

O mês de outubro é marcado pela campanha contra o câncer de mama, identificado como outubro rosa, a doença é a mais comum entre as mulheres do mundo. Órgãos de saúde de todo o país intensificam a campanha neste mês, no entanto recomenda o autoexame durante todo o ano. Entenda abaixo como acontece, quais os fatores de risco, sintomas, prevenção e tratamento.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. É o

Quais fatores de risco?

Os principais fatores de risco de comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebida alcoólicas.

Quais sintomas?

Aparecimento de nódulos, geralmente indolor, duro e irregular, edema cutâneo (na pele), semelhante à casaca de laranja; retração cutânea; inversão do mamilo.

Como prevenir?

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar obesidade, por meio de alimentação saudáveis e da pratica irregular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator de risco.

Enfermeira aleta sobre importância do autoexame e saúde da mulher contra o câncer de mama. Enfermeiras fortalecem a campanha durante o Outubro Rosa. O horário de atendimento no Posto Telmo Marder em Camaquã, ocorre das 8h às 12h até às 17h30.

Como tratar?

Para o tratamento de câncer de mama, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os tipos de cirurgia, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpo.

Fonte: Acústica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here